CONVITE

Convite

Venha, adentre a palavra, abra seu templo, sinta seu perfume, deguste esse sabor de aventura, novidade com cheiro de passado passado, longínquo.

Venha! Aqui você vai encontrar uma menina de nariz arrebitado que salta e vibra na fuga de páginas amareladas e nunca deixa de ser a criança que passeia entre as bananeiras do Sítio e as ruas sinuosas do emaranhado de redes futurísticas.

Venha, encontre seu Mosqueteiro que, em busca da verdade transversa no Olho Torto de Alexandre, põe Ulisses em movimento, em seu cavalo de troia, para vencer a guerra da ignorância e desumanização de Vidas Secas miseráveis, tão humanizadas pela existência de Baleia e reflexões “você é um bicho, Fabiano”.

Venha! No meio do asfalto nasceu uma flor, que já foi bomba e foi pedra no meio do caminho, foi navio, foi nave e agora é rede.

Venha deixe as camurrices Machadianas, saia da Ilha Desconhecida, para navegar em Mares Nunca Dantes Navegados e, a cada embarque, uma nova viagem.

Venha sentir a vibração de nossa Língua na língua de Pessoa, Caetaneando na concretude de Gil, na sinuosidade dos grafites, poetizando essa vida brasileira em prosas e versos que se soltam das prateleiras bibliotecatizadas de cupins, traças, trecos e troços, extrapolam e viram passarinho na cabeça de um criativo que sangra em verso e prosa e recebe em si a liberdade de azuis.

Este é o seu lugar, secularmente seu, na essência e superfície. Tome seu assento que o voo vai começar. E você é o meu convidado para essa nossa pulsante aventura; ler: céu, mar, ar, pétala, lua, garça, pedra, história, gente. Ontem, hoje amanhã. Ler, papel, som, imagem. Ler ser.

Professora Matilde

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Minhas memórias de Lobato.

PARECER 1

Conhecer algumas curiosidades, segredos e histórias preciosas de Lobato é tomar contato com as suas memórias, aqui reveladas por Emília e pelo Visconde, com a pena mágica de Luciana Sandroni. Com um texto rico em informações, muitas delas ainda desconhecidas do público infantil, Luciana cria um diálogo vivo entre Emília e Visconde, com uma linguagem que é muito peculiar de seus textos: coloquial, contestadora e rica em fantasias.

A aventura em que Emília se mete nestas memórias é o resultado de um trabalho de pesquisa transformado em ficção. A autora, hábil em criar personagens irreverentes, como a Ludi de seus livros anteriores, segue a trilha deixada por Lobato, criando um texto onde a boneca curiosa e falante esmiúça a vida do grande autor, interfere nas falas do sabugo e expressa suas idéias autênticas. A ludicidade e o ponto de vista utilizados pela autora abrem a possibilidade de identificação da criança.

Há muitos diálogos, bem construídos, que prendem o leitor, atento a descobrir mais histórias lobatianas. Referências de autores, celebridades, história do Brasil estão presentes no texto, sem tornar a leitura árida para a criança. Podemos assegurar que o livro é uma biografia inédita, destinada às crianças, daquele que é considerado o Pai da literatura infantil brasileira. Como carecemos de biografias destinadas ao público infantil, acreditamos que esta seja uma publicação importante para as escolas, principalmente por se tratar de Monteiro Lobato - grande criador e educador brasileiro.

Certamente, é um convite aos já leitores de Lobato para conhecerem uma história gostosa de ser lida. Para as crianças que ainda não o conhecem, ou só conhecem o seriado da televisão, este é um livro obrigatório, de entrada no universo imaginário, povoado de criações e recriações que nos deixou Lobato.

As ilustrações fazem uma releitura das características da Emília, do Visconde, da Dona Benta... São caricaturais e cômicas, trazendo recortes de situações do texto. Nota-se a exploração de cores vibrantes que brotam do branco do papel, como se as imagens renascessem das "memórias".

Ao final, há um "Álbum de recordações", com fotos, referências e datas de Lobato - menino, jovem e adulto. Há também algumas pinturas do próprio Lobato, bem como uma cronologia de sua vida, o que torna o livro uma fonte de pesquisa inesgotável para as crianças. Homenagem e reconhecimento ao grande valor de Monteiro Lobato, este é um livro que vale a pena ser lido pelas crianças das novas gerações e também pelos professores para que a obra deste célebre escritor continue viva na memória nacional. Acabando de completar 50 anos da morte de Lobato, essa é uma oportunidade de valorizar um dos escritores mais importantes no cenário da literatura brasileira.

(Ninfa Parreiras)

PARECER 2

O livro de Luciana Sandroni conta a vida de Monteiro Lobato, o criador das deliciosas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Entretanto o charme do livro se encontra na maneira espirituosa com que a autora constrói essa biografia: é a personagem de Lobato, a travessa Emília, secretariada, ainda uma vez, pelo paciente Visconde de Sabugosa quem "de fato" contam a história.

A verossimilhança do texto não está apenas na cuidadosa pesquisa que ancorou o projeto, mas no talento com que Luciana "incorpora" o jeito de escrever do autor, permitindo que o leitor de Lobato mate as saudades de seu modo irreverente de conduzir a linguagem. É um presente dos céus e das mãos talentosas de Luciana.

A ilustração de Laerte dispensa comentários. O humor do cartunista articula-se com a irreverência de Lobato e com o espirituoso texto de Luciana.

O projeto gráfico é primoroso nos detalhes: a inclusão de fotos do "album de recordações", de alguns dos trabalhos plásticos de Lobato, da cronologia e até da escolha de inserir o número das páginas no centro da margem direita sombreado do amarelo, o mesmo amarelo do sítio.

Luciana é uma talentosa e premiada escritora. Neste livro une o seu talento criador à pesquisa e cria uma biografia saborosíssima, ao estabelecer uma rica relação intertextual com a produção cultural de Lobato.

Conhecer a vida de nossos artistas ou a vida dos grandes nomes de nossa história sempre estive associado a gosto de ranço e cheiro de naftalina.

Nos últimos tempos, temos sido contemplados por uma série de iniciativas que permitem que as crianças possam conhecer estas biografias de um modo espirituoso e leve que desperta o desejo de se aproximar da obra do biografado. É no melhor dessa corrente que se inscreve o livro Minhas Memórias de Lobato.

Conhecer Lobato e sua contribuição para a cultura de nosso país é indispensável. Agora ser apresentada a ele pela irreverente Emília-Luciana é uma daquelas delícias impagáveis.

Minhas memórias de Lobato. Luciana Sandroni. Il. Laerte. São Paulo:Cia. das Letrinhas,1997. 96p.
(16,2 x 23 x 0,6cm - 235gr.)

Láurea "Altamente Recomendável para a Criança"- FNLIJ -1997
Prêmio Ofélia Fontes - "O melhor para a Criança" - FNLIJ -1997
Prêmio Jabuti - Categoria Infantil - 1997
(Maria José Nóbrega)
http://biblioteca.fnlij.org.br:81/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1

Nenhum comentário:

Postar um comentário